Que continuemos juntos, construindo uma Cambé cada vez mais próspera, acolhedora e cheia de oportunidades para todos.
Etimologia: Cambé – Vem do kaingangue “kan”, na forma nazalizada de “kai”... ser, animal + “bé”... radical aumentativo, corruptela de Angue, Bangue, Lengue, significando animal grande - veado, cervo. (Pe. Francisco Chagas). Segundo o dicionarista Orlando Bordoni, o termo Cambé vem do tupi “Caá”... mata, árvore + “mbé”... raízes aéreas: Árvore ou planta de raízes aéreas.
Origem Histórica: A historiografia regional consigna a obra civilizadora e patriótica da Companhia de Terras Norte do Paraná, dona de extensa área de terras, adquirida junto ao governo estadual, a quem coube a responsabilidade do notável incremento dado à colonização e, consequentemente à agricultura e economia paranaense a partir do povoamento de Londrina e em seguida, Cambé.
O primeiro nome da cidade de Cambé foi Água da Aliança. Em 1927, o povoado de Água da Aliança passou a chamar-se Nova Dantzig, em homenagem aos alemães, fundadores do lugar e oriundos do Porto de Dantzig, na Alemanha.
Com a notícia da nova terra, para aquela região convergiram colonos vindos de São Paulo, Minas Gerais e litoral paranaense. Em 1930 chegou nova leva de imigrantes alemães. Não se estabeleceram sozinhos, pois os japoneses também formaram fileiras na abertura da mata virgem, onde plantaram café.
Através de Lei Estadual de 9 de novembro de 1937, o núcleo Nova Dantzig foi elevado à categoria de Distrito Administrativo no município de Londrina. O Decreto-Lei n.º 199, de 30 de dezembro de 1943, alterou a denominação de Nova Dantzig para Cambé. Pela Lei Estadual n.º 2, de 10 de outubro de 1947, foi criado o município de Cambé, com território desmembrado de Londrina.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pgs. 63-64.
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, SECRETÁRIA: ESTELA DE FATIMA CAMATA